InícioGraduaçãoCinco coisas que você deve considerar ao decidir entre o SAT e...

Cinco coisas que você deve considerar ao decidir entre o SAT e o ACT

Lecticia Maggi - 20/10/2014
Comentários:

No processo de application (candidatura) para universidades norte-americanas os estudantes devem decidir entre o SAT e o ACT, os dois testes padronizados mais cobrados pelas instituições. O Estudar fora já abordou as diferenças entre as provas, e agora traz as dicas do portal US News sobre o que os estudantes devem levar em considerar antes de fazer a sua escolha:

1. Entenda a estrutura e a pontuação dos testes

A maioria das questões dos testes é de múltipla escolha, mas o ACT tem quatro partes, uma a mais que o SAT, com perguntas sobre ciências. Além disso, a redação do ACT é opcional, enquanto a do SAT é obrigatória.

Já em relação à pontuação, a do ACT vai de 1 a 36, e a nota final é uma média do desempenho do aluno em todas as seções. No SAT, a nota máxima é 2.400, e ela resulta da soma das notas de cada seção.

2. Saiba que os conteúdos podem ser diferentes entre as duas provas

As duas provas cobram, em geral, os mesmos conteúdos em matemática e inglês. Entretanto, o ACT tem uma seção dedicada apenas a conhecimentos científicos. Também é notável que o SAT tem foco maior em habilidades de leitura e interpretação, e exige dos candidatos o domínio de um vocabulário mais complexo.

3. Tenha em mente que habilidades cada um dos testes busca avaliar

Os pontos principais de avaliação nos dois testes são a capacidade de compreensão e solução de problemas, mas, principalment, nas seções de inglês, o SAT e o ACT tem formas diferentes de avaliação. O SAT foca-se, especialmente, em vocabulário; já o ACT tem diversas questões ligadas a estrutura gramatical e pontuação. Considerar qual das duas habilidades você domina melhor pode ser decisivo no seu desempenho!

4. Considere a preparação necessária para cada teste

Os dois testes exigem, obviamente, que os alunos se preparem e dominem tanto o conteúdo cobrado quanto a estrutura das provas. Porém, o ACT exige conhecimentos mais densos, o que pode levar alguns candidatos a gastar muito tempo em uma só questão. Em contrapartida, para ter uma nota satisfatória no SAT é preciso dominar bem sua estrutura.

Nesse ponto, é importante avaliar se você tem mais facilidade com provas mais ou menos estruturadas. De qualquer forma, é importante desenvolver os dois aspectos na sua preparação, e não confiar somente em um deles!

5. Leve em consideração datas

O calendário de aplicação dos dois testes varia ano a ano, e estar atento a isso pode ajudá-lo a organizar seus estudos. As duas provas oferecem opções de inscrição online e via correios. Acesseo site oficial do SAT e o do ACT e saiba mais.

Por Larissa Guimarães

Leia mais:
Seis cursos online e gratuitos para você se preparar para estudar fora
Aprenda inglês com músicas
Meu 1º mês em Notre Dame: orientações, passeios e voluntariado

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados