InícioGraduaçãoBrasileiros em Harvard, Yale e Stanford selecionam jovens para mentoria

Brasileiros em Harvard, Yale e Stanford selecionam jovens para mentoria

Nathalia Bustamante - 29/09/2016
Comentários:

Em 2015, jovens brasileiros que estudavam em Harvard se juntaram com o intuito de auxiliar outros brasileiros, ainda no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, no desenvolvimento de projetos de impacto social em suas comunidades. O que foi chamado de Projeto Brasilitas ofereceu mentoria a 10 estudantes de escolas públicas brasileiras, e teve como resultados prêmios e aprovações no Yale Young Global Scholars, promovido pela universidade de Yale.

O sucesso do piloto fez com que, para 2016, estudantes brasileiros de outras universidades americanas também se juntassem à empreitada. Com isso, o projeto também ambiciona alcançar mais jovens: serão selecionados entre 20 e 25 jovens, que receberão mentoria de estudantes de Harvard, Yale e Stanford – consideradas algumas das melhores universidades do mundo. As inscrições para a edição 2016 podem ser feitas até 15 de outubro.

O foco do programa não é ajudar os alunos com o processo de candidatura a universidades estrangeiras, o chamado application, e sim auxiliar estudantes a desenvolverem projetos de impacto social no Brasil. Além da mentoria, os selecionados também participarão da Conferência Brasilitas, ocasião em que terão a oportunidade de apresentar os resultados dos seus projetos para o público, mídia e especialistas.

Podem se candidatar estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública. Casos especiais, como alunos bolsistas de escolas particulares, serão avaliados individualmente. Não é necessário saber falar inglês para concorrer.

As inscrições vão até o dia 15 de outubro. Os interessados devem preencher um formulário, enviar três redações e um vídeo curto. Confira mais informações sobre o projeto no edital.

 

Leia também:
Conheça 8 brasileiros que estudam em Harvard
Renan Kuntz: da rede pública para a Universidade de Tulsa, nos EUA
Ele trancou Harvard para transformar a educação no Brasil

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados