InícioHistórias de SucessoBrasileiro enviou mais de 2 mil e-mails até conseguir estágio em Harvard

Brasileiro enviou mais de 2 mil e-mails até conseguir estágio em Harvard

Lecticia Maggi - 17/02/2015
Comentários:

Por Bruna Amaral, do Partiu Intercâmbio

O que é preciso para ganhar uma bolsa de estudos? Foco e persistência. Já disse isso um milhão de vezes aqui no blog. Não adianta você “querer” muito uma bolsa de estudos e não fazer absolutamente nada por isso na prática. Muita gente me manda e-mails e comenta “Ai, mas eu não tenho dinheiro”, “mas eu não posso pagar um curso de inglês”. Mas foi-se o tempo em que a falta de dinheiro justificava não conseguir uma bolsa de estudos. O processo até ganhar uma bolsa é longo, muitas vezes frustrante, mas, sem passar por isso, você provavelmente só vai ficar aí sonhando. A história do Caio Moreira Guimarães ilustra exatamente isso.

O pernambucano de 23 anos ganhou uma bolsa do Ciência Sem Fronteiras para estudar nos Estados Unidos. Você aí deve estar pensando “nossa, que sortudo, uma coisa dessas não acontece comigo”. Porém, a história do Caio, assim como a da maioria das pessoas que atinge seus objetivos, não tem nada a ver com sorte. O estudante de Engenharia Elétrica aprendeu inglês lendo e vendo filmes, gastou todas as economias para fazer o TOEFL e, nos Estados Unidos, depois de passar dois semestres na Hofstra University, em Nova York, resolveu que não iria voltar para casa antes de fazer um estágio por lá.

Parece simples, né? Mas a vaga no Wellman Center, laboratório de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), só veio depois de ele ter mandado mais de dois mil e-mails para pessoas diferentes solicitando uma vaga. Destes, somente dois foram respondidos.

Quer saber como ele conseguiu o estágio, as dificuldades que teve e motivações para não desistir? Leia a entrevista com o Caio Guimarães no blog Partiu Intercâmbio.

Leia também:
Ex-barbeiro cria projeto para incentivar jovens pobres a estudarem fora
Estudante cria site para incentivar projetos de bolsistas do CsF

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados