InícioGraduaçãoBrasil está entre os dez países que mais enviam estudantes aos EUA

Brasil está entre os dez países que mais enviam estudantes aos EUA

Lecticia Maggi - 03/12/2014
Comentários:

O relatório anual Open Doors, produzido pelo Instituto de Educação Internacional (Institute of International Education – IIE), mostra que o Brasil já é um dos dez países que mais enviam estudantes aos Estados Unidos. No ano letivo 2013-2014 chegou a 13.286 o número de brasileiros matriculados em instituições de ensino superior norte-americanas, o que representa um aumento de 22,2% em relação ao período anterior de análise.

As 10 melhores universidades do mundo

Desta forma, o Brasil passou da 11ª para a 10ª posição no ranking geral. Na primeira colocação está a China, seguida por Índia e Coreia do Sul. Depois, aparecem, em ordem, Arábia Saudita, Canadá, Taiwan, Japão, Vietnã e México. Juntos, esses países (incluindo o Brasil) respondem por 69% do total de intercambistas em universidades do país.

O número total de estudantes internacionais em universidades dos EUA foi 886.052 em 2013/14 – um aumento de  8% em comparação ao ano letivo anterior. “As populações de estudantes que mais cresceram nos Estados Unidos em 2013-2014 foram as do Kuwait, Brasil e Arábia Saudita, todos países nos quais os governos estão investindo pesadamente em bolsas de estudo para alunos internacionais, para desenvolver uma força de trabalho globalmente competente”, afirma o IEE.

Educação de excelência – O aumento do número de estudantes internacionais em geral, e brasileiros especificamente, nos Estados Unidos tem epxlicação: no país, estão 74 das 200 melhores universidades do mundo, segundo o último ranking da prestigiada publicação britânica Times Higher Education (THE). Entre as ‘top’ 10, sete são norte-americanas, incluindo Harvard, California Institute of Technology (Caltech), Stanford e Yale.

Quer saber mais? Acesse o relatório completo.

Leia também:
As 10 melhores universidades do mundo
Quiz: você sabe como funciona a seleção de universidades estrangeiras?
Guia de primeiros passos para Estudar Fora

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados