InícioBolsas de EstudoInscrições abertas para bolsas para projeto de jornalismo na África

Inscrições abertas para bolsas para projeto de jornalismo na África

Lecticia Maggi - 29/01/2018
Comentários:

Um projeto organizado pela International Women’s Media Foundaton (IWMF) levará jornalistas mulheres do mundo todo para viver uma experiência de reportagem na República Democrática do Congo e em Ruanda. Na programação do projeto de jornalismo, estão previstos encontros com jornalistas locais, ativistas e fontes.

No Congo, serão abordados temas relacionados ao engajamento cívico da população; já em Ruanda, as jornalistas cobrirão histórias relacionadas às mudanças climáticas e à agricultura. A viagem acontece em maio deste ano e tem duas semanas de duração, do dia 2 ao dia 18.

Leia mais: SOAS University of London: a universidade que estuda Ásia e África

A IWMF organiza as viagens e a logística no país para todas as selecionadas. O apoio financeiro oferecido pela instituição cobre todas as despesas relacionadas ao programa, incluindo visto, passagens aéreas, alojamento, refeições e intérpretes.

Quem pode se candidatar ao projeto de jornalismo

Podem se inscrever jornalistas com ao menos três anos de experiência profissional (sem contar períodos de estágio) e inglês fluente.

As candidatas devem escolher para qual país desejam ir: das 12 selecionadas, seis irão para o Ruanda e seis para a República Democrática do Congo. Ambos os grupos passarão por um treinamento de segurança em Nairóbi, no Quênia, do dia 3 ao dia 6 de maio. As inscrições para a iniciativa em jornalismo vão somente até 19 de fevereiro por meio do site da Fundação.

Leia masi: O que você deve fazer HOJE para conseguir estudar no exterior AMANHÃ

A região dos Grandes Lagos Africanos é, em geral, pouco retratada pela mídia internacional e, quando o é, aparece sempre como foco em instabilidade política, crises humanitárias ou conflitos armados. Neste sentido, o programa tem por objetivo incentivar a produção de reportagens que fujam do lugar-comum.

As reportagens feitas durante o programa de jornalismo já foram publicadas em veículos como Al Jazeera AmericaTIMESouth Africa’s Mail & Guardian. “O melhor da experiência foi poder ver a África em uma luz completamente diferente… De certa forma, associar vozes e rostos humanos àquilo que geralmente pensamos ao dizer ‘Africa'”, comentou a americana Irene Noguchi, selecionada para as viagens em 2015.

Leia mais: 10 destinos fora do comum para fazer intercâmbio

Foto: Edição 2015 do IWMF / Crédito: divulgação

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados