InícioGraduaçãoSAT: tire todas as suas dúvidas

SAT: tire todas as suas dúvidas

Lecticia Maggi - 27/02/2015
Comentários:

Quem deseja ingressar em um curso de graduação nos Estados Unidos certamente já ouviu falar do SAT (Scholastic Aptitude Test). Administrado pelo College Board, a prova é aplicada em escala nacional e é parte fundamental do processo de application (candidatura). O exame tem como objetivo avaliar os conhecimentos do aluno em três grandes áreas: mathematic (matemática), critical reading (linguagem e interpretação de textos) e writing (escrita).

A pontuação máxima é 2.400, sendo que uma boa nota por si só não é capaz de garantir a aprovação de um candidato, mas uma nota muito ruim pode enterrar seu sonho de fazer a graduação fora.

O SAT possui 10 seções e, ao todo, 3h45 de duração. Um ponto importante é que a cada quatro questões erradas, uma correta é anulada. Isso é feito para evitar “chutes”. Portanto, quando não souber, é melhor deixar em branco.

Preços e datas – O teste é aplicado no primeiro sábado dos meses de maio, junho, outubro, novembro e dezembro. E também no último sábado do mês de janeiro. A prova é realizada online em um centro autorizado. A inscrição é feita pelo site do College Board, instituição responsável pela prova, e custa US$ 52,50. 

Quer saber mais? A colunista do Estudar Fora Ana Virginia Kesselring, proprietária da Virginia Center School e especialista na preparação de candidatos para cursos de graduação e pós no exterior, explica como funciona cada uma das seções da prova e dá dicas de sites e livros para você se preparar. Assista:

Quem pode e quando deve prestar o SAT

Saiba o que cai na seção de matemática do SAT

Dicas de preparação para a seção de matemática

Dicas de preparação para a seção de critical reading

Saiba o que é esperado do aluno na redação

Veja estratégias para melhorar sua nota na redação

Diferenças entre o SAT 1 e o SAT 2

A prova é muito difícil? Ana Virginia explica!

Conheça as mudanças que o teste terá em 2016 e prepare-se!


Leia também:
Bate-papo com estudante aprovado em Stanford
Como fazer um personal statement perfeito

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados