InícioColunistasAs possibilidades de pesquisa em Yale

As possibilidades de pesquisa em Yale

Lecticia Maggi - 11/04/2014
Comentários:

Por Bárbara Cruvinel, caloura em Yale

Oi! Para o monte de gente que me perguntou como funciona pesquisa em Yale, aqui vai uma breve (só que nem tanto) explicação em vídeo! Todos os alunos de Yale têm acesso à pesquisa em qualquer área, seja em Exatas, Biológicas, Ciências Sociais, Humanas etc. Para conseguir fazer pesquisa aqui, basta que você esteja interessado. Existem vários caminhos, desde aplicar pra um emprego em alguma posição de pesquisa até o jeito mais comum, que é literalmente mandar um e-mail para o professor ou professora que faz pesquisa na área de que você deseja.

O melhor de tudo é que Yale tem bolsas e patrocínio pra qualquer tipo de pesquisa que você queira fazer, seja de forma independente ou com um professor, durante o ano acadêmico ou no verão. No semestre passado, eu tinha começado a trabalhar em um laboratório aqui que pesquisava sobre interação entre matéria granular em fluidos. No meio deste semestre, eu decidi que queria explorar alguma outra área e, pesquisando os programas de Yale, achei um que era bastante competitivo mas que claramente interessava todos os Physics Majors de Yale: passar o verão no CERN com a possibilidade de continuar envolvido com o mesmo projeto de pesquisa durante o ano seguinte.

Eu mandei meus documentos, minhas informações e meu currículo sem muita esperança (já que eu mal completei meu primeiro ano de faculdade) pra professora cuja pesquisa mais me interessava dentre os professores daqui que fazem pesquisa no ATLAS experiment, mesmo que eu já tivesse perdido o prazo por quase um mês.

Por algum motivo, na hora que o departamento estava escolhendo os alunos, me consideraram e decidiram me levar!!! Depois, eu consegui funding de uma bolsa que é geralmente pro pessoal do segundo e do terceiro anos de Yale irem fazer pesquisa fora dos EUA (eu até agora não acredito que eu a consegui). Essa bolsa cobre tudo o que eu vou gastar enquanto eu estiver no CERN auxiliando na pesquisa sobre o decaimento do Bóson de Higgs em pares de tau leptons. Sendo em um programa competitivo ou não, o mais importante aqui em Yale é que você saia da universidade com alguma experiência em pesquisa seja qual for sua área e, para isso, eu posso garantir que qualquer aluno que quiser se envolver com pesquisa acadêmica vai achar uma posição e uma forma de financiar o seu projeto.


_____________________________________________________________________

Bárbara Cruvinel Santiago 

Meu nome é Bárbara, tenho 18 anos e estudo em Yale University. Fiquei um semestre na USP fazendo engenharia mecânica enquanto esperava os resultados dos meus applications para universidades dos EUA. Meu ensino médio foi repleto de olimpíadas científicas e foi através da minha participação nelas e das vezes que eu representei o Brasil na Copa do Mundo de Física que me apaixonei por Física, que é o que eu curso hoje. Meu objetivo é me tornar pesquisadora e espero poder compartilhar as experiências e diferenças de estudar aqui e no Brasil com quem acompanhar a minha coluna.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados