InícioGraduaçãoAs 10 faculdades dos EUA que têm os alunos mais felizes

As 10 faculdades dos EUA que têm os alunos mais felizes

Lecticia Maggi - 05/02/2015
Comentários:

A Universidade Vanderbilt, localizada em Tennessee, nos Estados Unidos, aparece em 96º lugar no ranking 2014/2015 da prestigiada publicação britânica Times Higher Education (THE) – dezenas de posições atrás, portanto, das “top” do mundo, como Harvard, Yale e Columbia. No entanto, há outro renomado levantando que coloca a insituição bem à frente de tais escolas: o de universidades em que os alunos são mais felizes, feito pela The Princeton Review.

No ranking, feito com base em entrevistas com mais de 130.000 estudantes universitários ao redor dos EUA, Harvard, MIT, Columbia e Caltech sequer chegam a aparecer. Yale ocupa a 14ª posição.

O que faz de Vanderlbilt uma universidade de estudantes tão felizes? Segundo texto publicado no site da instituição, é um mix de fatores, que incluem balanço entre vida dentro e fora das salas de aula: “Os estudantes são engajados em pesquisas de alto nível, mas o que acontece em sala de aula é apenas uma parte da vida aqui. Os alunos são apaixonados por arte, música, esportes, negócios, política…Temos mais de 500 organizações estudantis”.

Além disso, Vanderbilt não teria o ambiente altamente competitivo – e por vezes estressante – caracterítisco de algumas universidades norte-americanas. “É um ambiente onde você pode ter uma ótima educação e estar rodeado de excelentes colegas, mas sem aquele clima de competição”, alega a universidade.

Para saber mais por que os alunos de Vanderbilt se dizem tão felizes, clique aqui e assista a cinco vídeos (em inglês) em que eles explicam o que mais gostam na escola.

As outras 9 universidades que têm os alunos mais felizes são:

Claremont McKenna College
Clemson University
Tulane University
Virginia Tech
Rice University
Kansas State University
Bowdoin College
Vassar College
10º Hillsdale College

Leia também:
As faculdades mais ‘festeiras’ dos EUA
Quiz: descubra a sua faculdade ideal
O que NÃO fazer ao se candidatar a uma universidade do exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados