InícioGraduação8 dicas para elaborar melhor seu essay

8 dicas para elaborar melhor seu essay

Giana Andonini - 12/08/2013
Comentários:

Neste texto o College Board dá dicas que podem te ajudar a se sair bem com os essays da sua application. O College Board é a instituição que faz a gestão do principal teste de avaliação educacional americano, o SAT. Hoje o College Board possui mais de 5.900 escolas, universidades e outras organizações educacionais associadas, que utilizam o seu portal como hub de informações sobre acesso à universidades no país.

Seu essay revela algo importante sobre você que as suas notas e os resultados dos testes não podem revelar: a sua personalidade. Com ele, os admission officers podem ter um senso de quem você é, assim como analisar suas habilidades de escrita. Siga essas dicas para se sair bem nos seus ensaios:

1. Comece com um brainstorming
Iniciar o essay pode ser a parte mais difícil. Fazer um brainstorming sobre sua personalidade e definir seus pontos fortes é um bom começo.

2. Deixe o seu primeiro rascunho fluir
Depois que você fizer seu brainstorning, crie um esquema para organizar a sua redação e decidir onde os exemplos de quem você é irão ficar no texto. Agora você está pronto para escrever o seu primeiro rascunho. Não se preocupe em deixá-lo perfeito. Apenas deixa suas ideias fluírem e coloque suas ideias no papel. Você vai corrigir erros e melhorar a escrita em esboços posteriores.

3. Desenvolva o seu essay em três partes
– Introdução: um parágrafo que introduz seu essay.
– Corpo: Vários parágrafos explicando a ideia principal com exemplos.
– Conclusão: Um parágrafo que resume e conclui o essay.

4. Seja específico
Dê foco ao seu essay para mostrar suas qualidades pessoais e, em seguida, aborde-as por um ângulo mais específico. Certifique-se de que tudo que você escreve suporta esse ponto de vista.

Leia sobre como alguns alunos fizeram o essay AQUI.

5. Encontre um ângulo criativo
Katherine, uma freshman, tinha que descrever em seu essay por que ela seria uma boa aluna no Reed College. “Eu sou uma grande fã de escritores da geração Beat, e muitos dos escritores dessa geração, em West Coast, vieram da Reed”, diz ela. “Então eu relatei o meu amor pela escrita e pelos Beats e por que eu estaria apta a estudar na escola”.

6. Seja honesto
A questão do essay pode te perguntar sobre a sua melhor qualidade, uma experiência importante que te mudou ou a razão pela qual você quer estudar em uma determinada universidade. Não fique tentado a escrever o que você acha que os admission officers querem ler, responda a pergunta honestamente.

Leia mais: O que é esperado em um essay

7. Peça feedbacks
Mostre seu rascunho para a família, amigos e professores. Pergunte se ele faz sentido e se o que está escrito se parece com você. Considere os feedbacks e faça alterações, mas mantenha as suas palavras. A aluno do high school Dana avisa: “Certifique-se que o seu essay está com suas próprias palavras. Se em algum momento você ler seu essay e ouvir a voz de sua mãe, algo está errado”.

8. Revise e faça as correções
Leia seu texto com cuidado para verificar se há erros de digitação, ortografia e gramática. É melhor perguntar a alguém que não tenha o visto ainda para dar uma olhada também. Eles são propensos a ver os erros que você não vê mais.

Confira o texto original AQUI.

Acesse o site do College board e assista aos vídeos com dicas de especialistas em essays AQUI.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados