InícioPreparaçãoCursos5 cursos online e gratuitos para aperfeiçoar o inglês em 2016

5 cursos online e gratuitos para aperfeiçoar o inglês em 2016

Lecticia Maggi - 30/12/2015
Comentários:

Por Lecticia Maggi

Entra e sai ano e você sempre adia o plano de aperfeiçoar o inglês? Que tal parar com desculpas em 2016? Se o seu objetivo é fazer a graduação, a pós ou um curso rápido (que não seja de idiomas) em um país de língua inglesa, é bom começar a estudar. Isso porque a maioria das universidades pede em seus processos seletivos teste de proficiência em inglês – em geral, o  TOEFL ou o IELTS.

Para ajudá-lo a melhorar o seu domínio do inglês, o Estudar Fora selecionou a seguir cinco cursos online oferecidos gratuitamente por universidades renomadas do exterior. É só fazer sua inscrição e começar a estudar:

1. English Grammar and Essay Writing

Neste curso, feito pela UC BerkeleyX em parceria com o departamento de estado norte-americano, os participantes irão estudar alguns dos erros gramáticais mais comuns na língua inglesa e aprender técnicas de edição e revisão de textos. O objetivo é melhorar a habilidade de writing (escrita), ajudando os estudantes a fazer redações mais assertivas. É indicado especialmente a quem pretende fazer um curso de graduação ou especialização em uma universidade dos EUA.

Duração: 5 semanas
Início: 11 de janeiro de 2016
Inscreva-se aqui

2. English Composition

A linguagem e a capacidade de se comunicar de forma eficaz são competências fundamentais na economia global. E a escrita é vital para comunicar suas ideias com clareza. Este curso introdutório de escrita, oferecido pela Universidade do Estado do Arizona, vai ajudá-lo a desenvolver e expressar suas ideias de forma eficaz em diferentes ocasiões, para diferentes públicos e propósitos. O curso é bastante exigente: pede-se do aluno cerca de 18 horas de dedicação por semana.

Duração: 8 semanas
Início: 14 de março de 2016
Inscreva-se aqui

3. Conversational English Skills

Oferecido pela universidade chinesa TsinghuaX, este curso é direcionado a quem deseja expandir o vocabulário na língua inglesa e melhorar o speaking (fala). Ao longo de oito semanas, os participantes irão aprender palavras e expressões-chaves do inglês, além de conhecer mais sobre as culturas americana, britânica, canadense, australiana, sul-coreana, colombiana e chinesa.

Duração: 8 semanas
Início: o curso está arquivado e pode ser feito a qualquer momento
Inscreva-se aqui

4. Grammar and Punctuation

Você precisa rever a gramática da língua inglesa? Acha que esqueceu alguns conceitos que já estudou? Então, este curso é perfeito para você. Oferecido pela Universidade da Califórnia, é o primeiro de uma série de cinco cursos de inglês disponíveis online. Você vai assistir a vídeos cursos e, sem seguida, praticar e discutir o que aprendeu. São necessárias cerca de 5 horas de dedicação por semana.

Duração: 4 semanas
Início: o curso está arquivado e pode ser feito a qualquer momento
Inscreva-se aqui

5. Exploring English: Language e Culture

O curso tem a duração de um mês e meio e a cada semana um tópico diferente será abordado, incluindo “inglês como uma língua global”, empreendedorismo e literatura. O objetivo é dar aos participantes um panorama sobre a cultura britânica e, ao mesmo tempo, ajudá-los a aperfeiçoar o inglês. Serão treinadas tanto habilidades de fala (speaking) como de escrita (writing) e compreensão auditiva (listening). Ao final de cada semana, os estudantes deverão escrever uma breve redação explicando o que entenderam e como se sentiram em relação ao tema estudado. O curso é recomendado para pessoas a partir dos 13 anos de idade e que estejam, no mínimo, no nível intermediário de domínio do idioma. O curso é oferecido pela Open University, instituição de ensino à distância criada pelo governo britânico, em parceria com o British Council.

Duração: 6 semanas
Início: 22 de fevereiro
Inscreva-se aqui

Leia também:
Quanto tempo de estudo é preciso para ser fluente em inglês?
13 guias online e gratuitos para quem quer estudar fora do Brasil
Os 9 cursos online e gratuitos que mais fizeram sucesso em 2015

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados