InícioIntercâmbio5 razões para estudar na Alemanha, segundo brasileiros

5 razões para estudar na Alemanha, segundo brasileiros

Colunista do Estudar Fora - 21/09/2016
Comentários:

Por João Paulo Amaral, do TIPPS*

Ao buscar oportunidades de estudo ou de pesquisa no exterior, é possível que você fique bem perdido em razão de tanta informação que vai encontrar na Internet. A enorme variedade de cursos, universidades e idiomas podem tornar essa busca frustrante. Mas não se preocupe, nós do TIPPS passamos por isso e vamos mostrar por que escolhemos a Alemanha como a melhor opção para os nossos estudos.

#1 Ambiente Internacional e Receptivo
A Alemanha é muito mais que uma das maiores produtoras de cerveja ou de carros. Ela está entre os cinco países que mais recebem estudantes internacionais, passando de 300 mil estudantes  em 2014 –  o que representa mais de 12%  de todos os estudantes universitários da Alemanha. Essa ampla oferta de oportunidades estende-se para todos os níveis de estudo e pesquisa: graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. São no total 450  universidades com cerca de 17.500 cursos diferentes.

#2 Custo benefício
Pelo fato de a maioria dessas universidades serem públicas, as taxas semestrais são baixas, variando entre 150 e 500 euros. Algumas dessas taxas ainda incluem as despesas com transporte público dentro da cidade em que se encontra a universidade. Há também diversas oportunidades de bolsas de estudo e pesquisa que conseguem cobrir os custos de vida na Alemanha, que são baixos quando comparado com outros países da Europa Central.
Além disso, o custo de vida na Alemanha é razoavelmente mais baixo, se comparado a outros países europeus. E estudantes podem desfrutar de uma série de concessões, como preços reduzidos em teatros, museus, óperas, cinemas, piscinas públicas e outras instituições. Tudo o que você precisa fazer é mostrar sua carteirinha de estudante.

#3 Alemão é opcional
Como mencionamos no nosso primeiro artigo do TIPPS, a Alemanha conta com mais de 800 programas de mestrado em inglês e alguns em espanhol. Portanto, especialmente para quem já é graduado e domina o inglês, o idioma não será uma barreira.

#4 Instituições de Referência…
Tanto em termos de estudo como de pesquisa, a Alemanha é mundialmente reconhecida pela sua qualidade, sobretudo em áreas como filosofia, sociologia, direito, engenharia, assim como pela ótima infraestrutura (biblioteca, laboratórios etc.) de que dispõe para estudos e pesquisa.

#5 …no coração da Europa
Morar na Alemanha significa estar no meio da Europa, rodeado de p
raias e montanhas, cidades medievais e metrópoles pulsantes e, acima de tudo, muito contato com a natureza. Além disso, você estará rodeado por diversos países – com Paris, Praga, Roma ou Copenhague a apenas algumas horas de trem. Viagens de fins de semana são recorrentes e acessíveis.

Está convencido de estudar ou pesquisar na Alemanha? Então acompanhe nossos próximos artigos e a nossa página do TIPPS para saber como começar sua busca e encontrar um estudo ou pesquisa na Alemanha.

 

estudar na Alemanha* João Paulo Amaral é gestor ambiental, co-fundador da ONG Bike Anjo e atual bolsista da Alexander von Humboldt Foundation. É consultor há 8 anos em sustentabilidade e mobilidade. Foi representante do Brasil na competição de negócios sustentáveis da Fundação Clinton na Inglaterra em 2010 e fellow da rede Red Bull Amaphiko. Foi indicado para o Prêmio Jovem Liderança do Estadão e o Prêmio Cidadão Sustentável.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados