InícioGraduação10 cursos online e grátis das melhores universidades do mundo

10 cursos online e grátis das melhores universidades do mundo

Giana Andonini - 01/04/2014
Comentários:

Aprender nunca foi tão fácil. Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível estudar nas mais conceituadas universidades do mundo sem gastar nada e sem sair de casa: bastam alguns cliques, força de vontade e disciplina.

Criada em 2012, a plataforma de ensino Coursera já disponibiliza mais de 400 cursos online de instituições como Stanford (3ª colocada no ranking da THE), Princeton (7ª) e John Hopkins (a melhor faculdade do planeta de pós-graduação em Saúde Pública, segundo a U.S News).

O site Estudar Fora elaborou uma lista com 10 cursos de diferentes áreas, ministrados em inglês e cujas aulas começam neste mês ou em maio. Todos são gratuitos, mas, aqueles que desejarem, podem pagar uma taxa e obter o certificado de conclusão reconhecido pela universidade. Confira:

1. Design, A Criação de Artefatos na Sociedade — University of Pennsylvania
Mesclando teoria e prática, o curso engloba a importância do design em diferentes campos, da engenharia ao vestuário. Semanalmente, os alunos são estimulados a utilizar os conceitos aprendidos para tentar solucionar problemas reais. Os próprios colegas são os responsáveis por avaliar e sugerir melhorias nos projetos apresentados pela turma.
Início das aulas: 21 de abril
Duração: 8 semanas
Saiba mais AQUI.

2. Introdução à Produção Musical — Berklee College of Music
Os alunos aprendem sobre os processos envolvidos na produção musical — gravação, edição e mixagem — e as ferramentas disponíveis para a criação de música contemporânea pelo computador.
Início das aulas: 28 de abril
Duração: 6 semanas
Saiba mais AQUI.

3. Introdução ao Marketing — University of Pennsylvania
Ministrado por três professores da Wharton School, o curso engloba os principais fundamentos do marketing envolvidos na tomada de decisão dos clientes. As aulas abordam estratégicas de marketing, fidelização de clientes e novas entradas no mercado.
Início das aulas: 21 de abril
Duração: 9 semanas
Saiba mais AQUI.

4. Introdução à Engenharia de Sistemas —University of New South Wales (UNSW)
O curso mostra como o estudo de engenharia de sistemas pode contribuir para o sucesso de complexos sistemas globais. Como a disciplina é bastante abrangente, os alunos aprendem também a selecionar os conceitos que mais lhes interessam e aplicá-los em projetos individuais.
Início das aulas: 28 de abril
Duração: 9 semanas
Saiba mais AQUI.

5. Amplie suas habilidades e chances de crescer profissionalmente — University of London
Diferentemente dos demais cursos apresentados, este é um programa complementar que pode ser cursado por alunos de quaisquer áreas. O objetivo é auxiliar os participantes a se conhecerem melhor e, por meio do desenvolvimento do pensamento crítico, ensiná-los a tomar decisões mais eficazes para sua carreira.
Início das aulas: 17 de maio
Duração: 6 semanas
Saiba mais AQUI.

6. Produção Escrita em Inglês I: Alcançando a Perfeição — Duke University
Se você pretende cursar o ensino superior nos Estados Unidos, esse curso é ideal. As aulas desenvolvem competências linguísticas que são úteis tanto na produção das essays dos processos seletivos, como, posteriormente, na vida acadêmica. Ao longo de três meses, os alunos estudam técnicas de leitura e de escrita e aprendem, entre outras coisas, a argumentar de forma mais eficaz.
Início das aulas: 21 de abril
Duração: 12 semanas
Saiba mais AQUI.

7. Você tem o perfil para se tornar veterinário? — The University of Edinburgh
Está em dúvida entre seguir a carreira de veterinário? Faça esse curso! O programa da Universidade de Edinburgh foi desenhado de forma a fornecer aos participantes uma visão geral de tudo que é estudado no primeiro ano da graduação em veterinária. As aulas abordam o passado, presente e futuro da profissão, além de introduzir disciplinas ligadas aos cuidados básicos com animais.
Início das aulas: 19 de maio
Duração: 5 semanas
Saiba mais AQUI.

8. Mudança Comunitária na Saúde Pública — Universidade Johns Hopkins
O curso da premiada Escola de Saúde Pública John Hopkins parte da análise das diferentes definições de “comunidade” e das estruturas e características que as compõem para examinar as mudanças necessárias para a promoção da saúde pública global.
Início das aulas: 21 de abril
Duração: 6 semanas
Saiba mais AQUI.

9. Explorando a Física Quântica — University of Maryland
O nome assusta muita gente, mas a física quântica nada mais é do que o estudo dos eventos que ocorrem nas camadas atômicas e sub-atômicas, ou seja, entre moléculas, átomos, prótons e etc. A teoria é a base para o estudo de grande parte das tecnologias atuais e possibilita medições com precisões jamais atingidas. O curso fornece uma visão geral da área, além de ensinar alguns “truques” para a resolução de problemas e compreensão do assunto em um nível mais profundo.
Início das aulas: 7  de abril
Duração: 8 semanas
Saiba mais AQUI.

10. Inspirando a Liderança através da Inteligência Emocional — University Case Western Reserve
O curso baseia-se no princípio de que grandes líderes conquistam e movem seus seguidores através das emoções e que a inteligência emocional e a compaixão ajudam a reverter os danos causados pelo estresse. Apoiados nos mais recentes estudos em neurociência e em pesquisas comportamentais e organizacionais, os professores ensinam a teoria que explica como fatores emocionais podem produzir — e sustentar mudanças — em indivíduos, comunidades e organizações.
Início das aulas: 5 de maio
Duração: 8 semanas
Saiba mais AQUI.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados